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                      A ESTRATÉGIA DE VENDA E A ESTRUTURA DO PODER
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                                                    Por: Osmar Baptista Silva
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               Alguns  trabalhos  de vendas, como as do segmento de  bens de  capital, que incluem
máquinas, equipamentos  e  todos  os  acessórios e serviços para  a  implantação de projetos
industriais,  demandam  muitos  meses ou  anos de acompanhamento durante a elaboração do
projeto até as definições dos  fornecedores. Neste período o vendedor  terá  grandes desafios 
pela  frente. É  necessário   desenvolver  relacionamentos,  coletar  informações  de  várias
fontes para  tomar as atitudes bem  orientadas  e corretas para se aumentar  as chances de  se
conseguir a preferência do cliente na   hora da especificação  final  dos produtos e da seleção
do fornecedor. O desafio é tanto maior quanto  maior  for o valor da venda, a  complexidade
do projeto e a  presença de fortes concorrentes disputando o  mesmo  fornecimento.
               O vendedor tem inúmeras tarefas na realização da sua função de venda. A primeira
é a realização de contatos e relacionamento que permitam a ele, com bastante antecedência
saber  as  necessidades  técnicas do  projeto para  adequação do seu produto, problemas e
soluções, bem como identificar seus concorrentes, seus produtos e igualmente suas vantagens 
e desvantagens. A busca da melhor solução técnica e comercial é fundamental na venda.
              Mas além de todo este levantamento, o vendedor precisará dedicar, ainda, atenção 
num objetivo estratégico e  importante na venda industrial que a de identificar, na estrutura da 
empresa cliente, quais as pessoas que tem  poder de decisão, para  planejar  a abordagem 
e acesso a elas.  Esta  não é uma  informação fácil  de  ser obtida, principalmente  nas grandes 
corporações. O vendedor precisará  ter uma sensibilidade política bem aguçada para descobrir 
por onde passa o poder de decisão. Este conhecimento é indispensável para garantir um sucesso 
na venda.  E aqui vai uma mensagem para todos vendedores iniciantes: 
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               " A oportunidade aparece para o vendedor que esta preparado para vê-la"
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               Assim  como  toda  comunidade tem  uma  estrutura de comando, as organizações 
empresariais também tem a sua. Nessas estruturas umas pessoas tem mais poder e influência
do que outras. Mas para identificar as  pessoas que  tem  poder na organização, não basta,
simplesmente, se ler o organograma  da empresa. Os organogramas  mostram as  definições
.              (Continua)
                                          Copyright 2019 - Osmar Baptista Silva